Em 3º lugar, Simone Tebet sai fortalecida das eleições para presidente
Sul-matogrossense ficou à frente do pedetista Ciro Gomes
Apesar de não chegar nem perto dos candidatos que irão concorrer ao segundo turno, Simone Tebet sai fortalecida e como um dos grandes nomes das eleições 2022, neste domingo (2). A presidenciável do MDB foi a terceira postulante a chefe do Executivo mais lembrada nas urnas brasileiras. Com 4,2% dos votos válidos, a sul-matogrossense deixa sua primeira corrida eleitoral à frente do pedetista Ciro Gomes, que concorria ao cargo pela quarta vez em sua longa carreira política. A parlamentar, que em 2021 se destacou pela atuação durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, teve a campanha baseada em se apresentar ao eleitor.
Ao lado da vice da chapa, Mara Gabrilli, Tebet celebrou o resultado nas urnas. “A vontade soberana do povo se fez nas urnas. Nos fez, eu e Mara, gigantes. Foi difícil chegar onde chegamos. Nossa candidatura foi fruto de resiliência e coragem. Saímos do zero, toda hora tínhamos que justificar que nossa candidatura era para valer. Fizemos uma caminhada linda, estou feliz. Mais que uma campanha eleitoral, era uma campanha política, uma trajetória de marcar posições. As mulheres serão vozes na política brasileira, não seremos apenas coadjuvantes”, enfatizou.
Leia também
• Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno das eleições presidenciais
• Simone Tebet vota em Campo Grande e segue para São Paulo
Futuro promissor
Na visão do cientista político paulista Rudá Ricci, formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Tebet sai com uma imagem positiva da eleição. Segundo o especialista, visando o pleito para o cargo de prefeito em 2024, a senadora já aparece como favorita em Campo Grande/MS.
"O Ciro deve sair eleitoral e politicamente muito mal. Foi a pior campanha da história dele. E a Tebet fez o maior feito político da vida dela. Ela sai com uma imagem positiva. Tinha tudo para parecer que aquilo que ela estava defendendo era forçado, superficial. Mas, o Bolsonaro acabou ajudando-a naquela fala sobre as mulheres no Dia da Independência. Ela o enquadrou e passou a ser a principal liderança feminina na eleição. Ela sai com uma imagem agradável, está muito bem posicionada. Inclusive, deve ser a próxima prefeita da região dela, no Mato Grosso do Sul. No ponto de vista da política, sai com uma campanha vitoriosa", contou à reportagem.
Resultado traduz pesquisa
Sem 'responsabilidade' por estar estreando no pleito presidencial, Tebet vinha subindo nas pesquisas desde o início da campanha. A senadora largou com 2% das intenções de votos, e chegou a manter 5% até a véspera da eleição. Além disso, a emedebista ficou na frente de Ciro numericamente nas três principais praças neste domingo: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No maior colégio eleitoral, inclusive, com quase o dobro de votos do concorrente. Agora, consegue se projetar como uma liderança de centro ou centro-direita na política nacional.