Logo Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Em almoço com Paes, PT e outros partidos reiteram apoio à reeleição do prefeito seja quem for o vice

Siglas reforçaram indicações para o cargo, mas deixaram claro que a escolha não fará com que desembarquem da aliança

Em almoço com Paes, PT e outros partidos reiteram apoio à reeleição do prefeito seja quem for o viceEm almoço com Paes, PT e outros partidos reiteram apoio à reeleição do prefeito seja quem for o vice - Foto: X/Reprodução

O prefeito do Rio e pré-candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), recebeu para um almoço nesta segunda-feira (15) dirigentes do PT, PDT, PSB, PCdoB e Solidariedade. Ouviu deles que terá o apoio das siglas independentemente de quem for o escolhido para o posto de vice da chapa.

As legendas reiteraram as indicações dos petistas André Ceciliano e Adilson Pires e da pedetista Martha Rocha para o cargo, mas deixaram claro que não vão deixar de abraçar a reeleição de Paes caso ele opte pelo cenário já considerado certo — a formação de uma chapa “puro-sangue” do PSD, tendo como vice o deputado federal Pedro Paulo ou o deputado estadual Eduardo Cavaliere.

Participaram do almoço no Palácio da Cidade a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o chefe do diretório estadual petista, João Maurício de Freitas; o presidente do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o presidente estadual do Solidariedade, Áureo Ribeiro; a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); e o presidente estadual do PCdoB, Daniel Iliescu.

Na prática, o almoço encerra de vez o clima de “faca no pescoço” que chegou a imperar durante alguns meses entre o PT e Paes.

A sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a condicionar o apoio ao prefeito à indicação do vice, o que foi sendo apaziguado.

O PSD de Paes marcou a convenção partidária para o próximo sábado, primeiro dia autorizado pela Justiça Eleitoral. A tendência, no entanto, é que o nome do vice só seja definido pelo prefeito em agosto.

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"
Lula

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"

Newsletter