Logo Folha de Pernambuco

rio de janeiro

Em evento com Lula no Rio, Paes lê discurso feito por ChatGPT

Prefeito do Rio participa de inauguração do Impa Tech ao lado do presidente da república

Em evento com Lula no Rio, Paes lê discurso feito por ChatGPTEm evento com Lula no Rio, Paes lê discurso feito por ChatGPT - Foto: Reprodução

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), traçou uma estratégia diferente e fez um discurso inteiro montado pelo ChatGPT durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio, na manhã desta terça-feira. Paes falou sobre inovação e tecnologia.

"Esse discurso eu acabei de fazer, pedi para que o ChatGPT fizesse para mim. Agradeço a inteligência artificial por essa parte do discurso que acabei de ler" afirmou o prefeito.

O discurso foi lido durante a inauguração do Impa Tech, primeira graduação em Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro. A sede principal do Impa é no Horto, na Zona Sul da capital fluminense, mas o novo campus com cursos de graduação fica na região portuária.

O prefeito também prometeu ao presidente que irá montar um gabinete no Rio, para que Lula possa despachar da capital fluminense.

A visita de Lula ao Rio ocorre em meio a definição de quem será o candidato a vice-prefeitura na chapa de Paes, que tentará a reeleição. Neste evento, o deputado federal Pedro Paulo (PSD), tido como preferido do prefeito, está ao lado de possíveis indicados do PT, como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que se filia ao partido nesta noite, e o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano.

Em seus cumprimentos, Paes saudou Anielle em nome de todos os ministros. O prefeito justificou a escolha por ser carioca.

Além do presidente e do prefeito, estão presentes a primeira-dama Janja da Silva, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência) e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Cappeli. Integrantes da gestão Eduardo Paes como Renan Ferreirinha (Educação) e Daniel Soranz (Saúde), além de deputados federais como Laura Carneiro (PSD), Benedita da Silva (PT) e Bandeira de Mello (PSB) também estão na solenidade.

O presidente chegou ao Rio na manhã desta terça-feira, por volta de 10h. À tarde, ele participará do lançamento de uma dragagem da Bahia de Guanabara em Niterói, região metropolitana do Rio. A agenda contará com a presença do secretário de Governo municipal e pré-candidato à prefeitura, Rodrigo Neves (PDT) e o prefeito Axel Grael (PDT).

"Niterói é a única cidade que Lula venceu na região metropolitana e ele tinha me prometido em março que iria estar conosco. Vamos fazer as boas-vindas" afirmou Rodrigo Neves ao Globo.

Neves e Lula costuram um acordo para que o PT apoie sua eleição em Niterói. Em contrapartida, o PDT declarou endosso à reeleição de Paes na capital.

À noite, o presidente estará na filiação de Anielle Franco, ao PT. O evento ocorre no Circo Voador, no Centro da capital fluminense. Anielle é tida como a escolha de Janja para vice de Paes, mas enfrenta resistência do prefeito, que tem dito a aliados que indicará Pedro Paulo.

O presidente tem intensificado suas agendas no Rio de Janeiro, sendo sua quarta passagem no ano. Na semana passada, Lula também esteve na cidade em agendas com o prefeito Eduardo Paes, seu candidato à reeleição na disputa municipal contra o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL).

Veja também

Newsletter