RIO DE JANEIRO

Em jantar no Rio, Bolsonaro tem primeira agenda pública com Ramagem como pré-candidato à prefeitura

Ex-presidente posa para fotos ao lado do parlamentar, ex-chefe da Abin, e do governador Cláudio Castro

Bolsonaro e RamagemBolsonaro e Ramagem - Foto: reprodução/X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu pela primeira vez publicamente o nome do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) como seu candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições.

Ex-chefe da Abin no governo passado, Ramagem já é um nome defendido pelo ex-presidente nos bastidores, mas essa foi a primeira aparição pública de ambos com o delegado como pré-candidato, em um jantar realizado nessa sexta-feira, em uma churrascaria na Zona Oeste da capital. A dupla aparece em uma foto ao lado do governador Cláudio Castro e do deputado estadual Anderson Moraes.

— É o Ramagem. A princípio está consolidado. É um pré-candidato (no Rio de Janeiro) — disse Bolsonaro em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira — Ele é uma pessoa séria, inteligente, delegado da Polícia Federal. Tem tudo para, em chegando à prefeitura, fazer um bom trabalho.

Neste sábado (25), o ex-presidente circulou com Ramagem pelo Rio, postando foto e vídeos em estabelecimentos de café.

Nas últimas semanas, o escolhido de Bolsonaro tenta consolidar seu nome internamente no partido, e articular alianças com siglas aliadas, como o PP. Um dos desafios era desmobilizar o senador Carlos Portinho, que também alçava o posto. Para demover o colega, o PL ofereceu a ele um cargo na direção nacional da sigla e uma vaga para disputar o posto de deputado federal em 2026. Também está no pacote o apoio no ano que vem a candidatos a vereador associados a Portinho.

A oferta foi feita ao senador pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, em uma reunião há duas semanas. Internamente, Portinho é visto como uma liderança do partido que atua com fidelidade aos ideais bolsonaristas.

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare
REDE SOCIAL

X volta a rodar com servidores próprios e abandona "escudo" da Cloudflare

Newsletter