Em meio a atritos com STF, Bolsonaro cancela participação na abertura do ano do Judiciário
Presidente marcou viagem para São Paulo, onde irá sobrevoar regiões atingidas por temporais
Em meio aos novos atritos com o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde a última quarta-feira havia confirmado presença na sessão solene de abertura do ano do Judiciário nesta terça-feira (1º), cancelou sua participação após marcar uma viagem para São Paulo.
O evento no STF, no entanto, ocorrerá de forma virtual em razão das novas medidas de restrição diante da alta de casos de covid-19 no Distrito Federal.
Leia também
• Bolsonaro sugere que Justiça 'começa a agir como partido político' ao citar falta a depoimento na PF
• PGR denuncia ministro da Educação ao STF por homofobia
• AGU tentou retirar Moraes da relatoria de processo que apura se Bolsonaro vazou dados sigilosos
Ao Globo, a assessoria de imprensa do STF disse que o presidente informou na tarde desta segunda-feira (31) que não mais iria à solenidade.
Em 2021, a sessão também ocorreu de maneira online, mas Bolsonaro compareceu presencialmente — e ouviu do presidente da Corte, ministro Luiz Fux, um discurso contra o negacionismo e a favor da ciência durante a pandemia.
— Não devemos dar ouvidos às vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário, que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico — afirmou Fux na ocasião.