Em meio à tensão bilateral, Brasil vai reagir a ataques da Venezuela ao país e ao presidente Lula
Segundo fontes, será divulgada uma nota oficial na qual o governo brasileiro expressará seu mal-estar por recentes ações e declarações em Caracas contra o Brasil e suas mais altas autoridades
O governo brasileiro finalmente vai reagir às recentes ações e declarações da ditadura de Nicolás Maduro, alguns de seus funcionários e até mesmo da Polícia Nacional da Venezuela que, na última quinta-feira, postou em sua nota na rede social Instagram uma imagem com uma bandeira brasileira e, ao fundo, a silhueta de um homem semelhante ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo fontes oficiais, será divulgada uma nota através do Itamaraty na qual o Brasil expressará surpresa e desagrado pelo tom agressivo das recentes falas de altos funcionários venezuelanos.
Leia também
• Oposição conquista vitória histórica nas legislativas de Botsuana
• Quatorze mortos após desabamento de telhado em estação de trem na Sérvia
• Venezuela ratifica como procurador-geral funcionário sancionado pelos EUA
Sem cair em provocações, frisou a fonte, o Brasil deixará claro que as declarações e expressões em Caracas sobre o governo brasileiro e suas autoridades “não estão em linha com a forma respeitosa como devemos tratar nossas divergências”.
Na visão de funcionários do governo brasileiro ouvidos pelo Globo, falas e posicionamentos da ditadura de Maduro "perderam o sentido da realidade".
Até agora, o governo Lula vinha tolerando todos os ataques vindos de Caracas, mas a imagem divulgada nesta quinta pela Polícia Nacional da Venezuela levou o Palácio do Planalto e o Itamaraty a decidirem reagir.
Na opinião das fontes consultadas, o post da polícia venezuelana "ataca um símbolo nacional", além de sugerir uma imagem similar a de Lula.