presidente lula

Em Minas, Lula acena para Zema: 'Nunca perguntei ao governador se ele é corintiano'

Presidente da República marcou presença em inauguração de um complexo de produção de fertilizantes, ao lado do governador Romeu Zema

Lula e Zema em evento em Serra do Salitre Lula e Zema em evento em Serra do Salitre  - Foto: Reprodução

O presidente da Lula (PT) acenou nesta quarta-feira ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Durante seu discurso no evento que marcou a inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, na Serra do Salitre (MG), o presidente disse não fazer distinção com o chefe do Executivo mineiro. Os dois tem um passado de farpas, que vem sendo deixado de lado desde janeiro deste ano.

— Nunca perguntei ao governador se ele é corintiano, atleticano ou cruzeirense. Nunca perguntei. Aqui em Minas quando o cara não quer dizer o que ele é, diz que é América. Eu sou cruzeirense, mesmo sabendo que a maioria é atleticana — disse Lula.

Zema, por sua vez, deixou seu vice comandar o início do discurso. Candidato pelo governo em 2026, Matheus Simões contou como a iniciativa auxilia o pequeno produtor.

Lula desembarcou nesta manhã em Minas Gerais apenas para cumprir esta agenda, importante para o agronegócio.

Entre as baixas, todavia, há uma série de aliados do governo federal. Parceiro de Lula na renegociação da dívida, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não estará presente nesta passagem do presidente pelo estado, pois estará em Brasília, presidindo uma sessão na Casa Legislativa.

Os pré-candidatos que pleiteiam o apoio do presidente na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte também estarão ausentes por terem compromissos em Brasília ou na capital mineira. É o caso do prefeito Fuad Noman (PSD), da Duda Salabert (PDT) e da estadual Bella Gonçalves (PSOL). A exceção foi o petista Rogério Correia, nome da federação PT-PV-PCdoB, que esteve na solenidade.

A agenda marca a abertura de um complexo de produção de fertilizantes fosfatados. A expectativa é de que o polo adicione um milhão de toneladas do produto por ano ao agronegócio.

A previsão é de que o presidente retorne à Brasília já no início da tarde.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter