Em Sertânia, Bolsonaro participa dos testes iniciais do Ramal do Agreste
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, interior de Pernambuco, para participar dos primeiros testes do Ramal do Agreste, obra de infraestrutura hídrica, pretende levar abastecimento de água para cerca de 2,3 milhões de pessoas.
Ao lado do ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria do Governo), Gilson MAchado (Turismo) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e de apoiadores, o presidente fe o acionamento das comportas do Ramal do Agreste, o primeiro passo para a integração hídrica que levará água a partir do Eixo Leste, beneficiando 68 municípios pernambucanos.
Leia também
• Barragem no Agreste entra em colapso e afeta 63 mil habitantes
• Nível crítico nas barragens faz Compesa mudar calendário de abastecimento de água na RMR
• “É menos ruim ter inflação que um desabastecimento”, disse Bolsonaro
Ramal do Agreste
Após saírem do reservatório de Barro Branco, as águas passam por oito canais, três sifões e três túneis, que somam 37,4 quilômetros, até chegar ao reservatório Negros, que tem capacidade de armazenar 14,7 milhões de metros cúbicos de água. Toda essa estrutura integra o Marco 1 da obra, que ainda é composto por mais dois trechos.
O empreendimento tem 70,8 quilômetros de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo. Quando finalizado, o Ramal do Agreste levará as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para a região de maior escassez hídrica de Pernambuco.
A obra do Ramal do Agreste, que completou 84,15% de execução, está prevista para junho de 2021.
- Em Sertânia/PE com os Ministros @rogeriosmarinho , @gilsonmachadont e @MinLuizRamos .
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 19, 2021
- Acionamento das comportas do Reservatório Barro Branco (adutora do Agreste).
- Nesta fase 1,4 milhão de pernambucanos serão atendidos.
. @mdregional_br @MinEconomia pic.twitter.com/JkQURyap5T