Logo Folha de Pernambuco

Lista

Em visita ao Qatar, Lula pedirá ajuda para a retirada de 86 brasileiros e palestinos em nova lista

Lula passará por Doha a caminho de Dubai, onde participará da COP28

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará a pedir ajuda ao Qatar para a liberação brasileiros e parentes palestinos que estão na Faixa de Gaixa e manifestaram interesse em vir para o Brasil. Lula passará por Doha antes de ir para Dubai, onde participará da conferência mundial sobre o clima (COP28), e conversará pessoalmente com o emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Conforme O Globo antecipou na última segunda-feira, o Itamaraty apresentou uma lista de 86 nomes a Israel e ao Egito. A primeira leva autorizada a sair da zona de conflito entre Israel e Hamas, há cerca de duas semanas, era formada por 32 brasileiros e familiares palestinos, parte deles crianças.

O Qatar é considerado um dos países centrais nessa questão. Tem tradição de mediador e facilitador e participou das negociações para a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses. Os Estados Unidos também são importantes nessa negociação.

O secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, Carlos Duarte, admitiu que o assunto deve ser tratado durante a visita de Lula a Doha, capital do Qatar. Ele lembrou que o presidente brasileiro já tomou essa iniciativa antes, para liberar as pessoas que estavam na primeira lista.

— O Brasil não vai poupar esforços para obter a repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza — afirmou Duarte.

Aqueles que querem deixar a Faixa de Gaza, sob o argumento de serem estrangeiros, precisam cumprir uma série de critérios, incluindo o grau de parentesco do nacional e a documentação regular. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas nessas condições, de várias nacionalidades, aguardando sinal verde para sair de Gaza.

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"
Lula

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"

Newsletter