Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Embaixada dos EUA comenta impasse entre STF e X: "Liberdade de expressão é pilar em democracia"

Ministro intimou empresa a nomear representante no Brasil, o que não ocorreu

Empresário Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de MoraesEmpresário Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes - Foto: Montagem com fotos de Etienne Laurent e Evaristo Sa / AFP

O impasse entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o dono da rede social X, o bilionário Elon Musk, é acompanhado pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, de acordo com nota divulgada pela representação diplomática nesta sexta-feira.

"A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais", diz uma nota divulgada pela representação americana no Brasil.

Na última quarta-feira, o ministro intimou a empresa a apresentar, em 24 horas, até 20h07 de quinta, um novo representante legal no Brasil, sob risco de suspensão das atividades da rede social no Brasil.

O prazo terminou na noite de quinta-feira. Em nota, o X anunciou que não vai cumprir a ordem do ministro.

O STF começou a julgar, nesta sexta-feira, uma série de recursos da rede social X contra decisões de Moraes de bloquear contas na plataforma.

Moraes votou para rejeitar as contestações e manter os perfis suspensos e, ao se manifestar, fez críticas aos recursos apresentados.

Veja também

Bolsonaro vai se reunir com advogados após indiciamento por participação em trama golpista
Bolsonaro

Bolsonaro vai se reunir com advogados após indiciamento por participação em trama golpista

Coronel do Exército falou em "guerra civil agora ou depois": "Democrata é o cacete"; Confira
Tentativa de golpe

Coronel do Exército falou em "guerra civil agora ou depois": "Democrata é o cacete"; Confira

Newsletter