Logo Folha de Pernambuco

desmatamento

'Escrevam e guardem para me cobrar', diz Lula sobre desmatamento zero

Em conversa com correspondentes estrangeiros, presidente afirma que, pela primeira vez, países terão política comum para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da SilvaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A uma semana da Cúpula da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, em entrevista a jornalistas estrangeiros, nesta quarta-feira, que o Brasil cumprirá sua promessa de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Este é um dos principais compromissos do país para ajudar a mitigar os efeitos do aquecimento global.

— O Brasil vai cumprir com aquilo que foi prometido. Nós vamos chegar a desmatamento zero na Amazônia em 2030. Escrevam e guardem para me cobrar — afirmou.

O presidente chamou a atenção para a reunião de líderes dos oito países amazônicos, em Belém (PA), nos dias 8 e 9, e disse que, pela primeira vez, haverá uma política comum para a região. Lula citou como questões a serem priorizadas a preservação de fronteiras, o combate ao crime organizado, o desenvolvimento econômico e a proteção de florestas.

— Acho que o mundo precisa olhar para essa reunião como o marco mais importante já feito para discutir a questão do clima. Já participei de muitas reuniões, muitas vezes fala, fala, aprova documento, e não acontece nada — disse.

Junto com o Brasil, que detém cerca de 60% da Amazônia, os demais países que têm parte da floresta são Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana e Suriname.

Veja também

Vídeo que mostra momentos após assassinato de John F. Kennedy é leiloado por R$ 800 mil nos EUA
John F. Kennedy

Vídeo que mostra momentos após assassinato de John F. Kennedy é leiloado por R$ 800 mil nos EUA

Até quando pode ir a punição do ex-presidente se ele for condenado por golpismo
Bolsonaro inelegível

Até quando pode ir a punição do ex-presidente se ele for condenado por golpismo

Newsletter