Logo Folha de Pernambuco

mundo

Europeus tentam evitar ausência de Lula em cúpula entre América Latina e Europa

Brasileiro indicou que pode não ir ao encontro de Bruxelas, o que pode esvaziar evento entre Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e União Europeia (EU)

Ursula von der Leyen e LulaUrsula von der Leyen e Lula - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Lideranças europeias, em paralelo à segunda visita do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao continente, que começa hoje no Vaticano, atuam para convencer o brasileiro a participar de uma cúpula entre Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e União Europeia (UE) prevista para o mês que vem, em Bruxelas. Além disso, pretendem acelerar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

No encontro em Brasília com a presidente da Comissão Europeia , Ursula von der Leyen, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que não pretende comparecer à cúpula. Respondendo à pergunta de Ursula se iria estar presente na reunião dos líderes da América Latina e da Europa, Lula respondeu que, se ele não for, seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, irá no seu lugar.

Os europeus entenderam que Lula pretende não ir e trabalham agora para convencer o presidente a participar, já que sua ausência diminuiria o prestígio da cúpula, por o Brasil ser o principal país latino-americano. A decisão poderia inclusive incentivar outros líderes regionais a não viajar para Bruxelas.

O encontro de Lula com von der Leyen foi agradável e transcorreu em tom amigável e cordial, mas a visita não foi simples, dizem funcionários que participaram dos preparativos. A ideia inicial era que Lula e a presidente da Comissão Europeia tivessem um almoço e ele a recebesse na rampa do Palácio do Planalto, mas Lula mudou de ideia, e os planos foram alterados.

Funcionários que acompanham a agenda de viagens afirmam que a razão pela qual Lula não viajará é a alta frequência de compromissos internacionais, o que estaria sobrecarregando o presidente. Lula também delegou a Alckmin que o represente na Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no mês que vem em São Tomé e Príncipe.

Negociação dificultada
A ausência de Lula na cúpula dificultaria, no entanto, a negociação do acordo de comércio do Mercosul com a União Europeia, que os europeus pretendiam fechar agora e já estenderam o prazo para o fim do ano.

Há desentendimentos entre os países. Enquanto o Brasil gostaria de rever o trecho do acordo cujo texto foi finalizado em 2019 para restringir a possibilidade de abertura do país para compras governamentais, os europeus querem rediscutir a cláusula ambiental. A União Europeia aprovou recentemente duas leis ambientais que dificultariam a execução das cotas previstas no acordo para o Brasil exportar produtos agrícolas, o que diminui o entusiasmo do setor do agronegócio.

Outro empecilho é que as eleições na Espanha, previstas para julho, podem tirar da mesa de negociação um dos atores europeus mais favoráveis ao fechamento do acordo, caso haja mudança de governo. O país ocupará a presidência do Conselho Europeu a partir de julho, e o pleito que pode trocar o comando espanhol acontece logo depois da Cúpula em Bruxelas.

Dentro do governo o ambiente para finalizar o acordo ainda neste ano também não está bom. O Ministério da Gestão, o do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o da Saúde e a Secretaria-executiva da Casa Civil tendem a se posicionar de maneira contrária ao acordo nos termos em que ele foi fechado há quatro anos. Já os ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Ministério do Planejamento e Orçamento são favoráveis.

Veja também

Governo Lula tenta afagar prefeitos eleitos e reeleitos com novo pacote

Governo Lula tenta afagar prefeitos eleitos e reeleitos com novo pacote

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura
INTERNACIONAL

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Newsletter