Logo Folha de Pernambuco

Caso Odebrecht

Ex-governador petista Fernando Pimentel é absolvido em mais uma ação da Operação Acrônimo

O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos entendeu que a acusação não apresentava nenhuma prova contra o petista

Fernando Pimentel (PT)Fernando Pimentel (PT) - Foto: Divulgação

A 12ª Vara Federal de Brasília absolveu o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), de uma das ações penais da Operação Acrônimo, que o acusava de corrupção durante período em que presidiu a Câmara de Comércio Exterior na gestão do PT no governo federal.

Na época, Pimentel era ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do governo Dilma Rousseff.

Na denúncia, a Procuradoria-Geral da República havia acusado Pimentel de solicitar propina à Odebrecht por meio de um operador financeiro. O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos entendeu que a acusação não apresentava nenhuma prova contra o petista e disse que se tratava de "completa ausência de demonstração dos fatos alegados".

"O Ministério Público Federal não trouxe aos autos prova alguma dos fatos que alegou. Firma-se em relatos prestados por réus colaboradores, os quais sequer permitem a instauração da instância penal", escreveu o juiz. Ainda cabe recurso contra a absolvição.

Além desse caso, Pimentel já foi absolvido em três ações penais na Justiça Eleitoral de Minas Gerais e teve uma denúncia rejeitada na Justiça Federal de Minas Gerais, todas decorrentes da investigação conhecida como Operação Acrônimo, conduzida pela Polícia Federal entre 2015 e 2016. Há uma última ação penal na qual ele é réu, mas está suspensa por ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Após ter perdido a disputa à reeleição ao posto de governador de Minas Gerais em 2018, Pimentel registrou candidatura a deputado federal no pleito deste ano.

Em nota, o advogado Eugênio Pacelli classificou de "arbitrariedade" a investigação contra Pimentel. "Outra absolvição, que se soma ao soterramento da Operação Acrônimo, que nunca disse ao que veio, senão pelo rastro da arbitrariedade", afirmou.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter