Logo Folha de Pernambuco

SENADO

Ex-militante do partido de Brizola: quem é a suplente de Ana Lobato, herdeira de Dino no Senado

Lourdinha (PCdoB) foi eleita segunda suplente na chapa do ministro da Justiça no ano passado

Dino e sua segunda suplente, a vereadora LourdinhaDino e sua segunda suplente, a vereadora Lourdinha - Foto: Reprodução

Caso o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, seja aprovado pelo Senado na próxima quinta-feira (14) e assuma o cargo de magistrado no Supremo Tribunal Federal (STF), a sua suplente, a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), herdará sua cadeira no Congresso Nacional até 2030.

A promoção iminente de Lobato a senadora titular abre espaço para que um terceiro nome venha a assumir o mandato de Dino: a vereadora Lourdinha (PcdoB), eleita segunda suplente na chapa do ministro nas eleições do ano passado. Presidente da Câmara Municipal de Coroatá, no Centro-Leste do Maranhão, Lourdinha está em seu sétimo mandato legislativo. Antes de sua primeira eleição, em 2004, atuava como militante partidária no PDT.

Com 67 anos de idade, a política é aliada do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), cujo reduto eleitoral é em Colinas, cidade localizada a pouco mais de 200 quilômetros de Coroatá. Foi inclusive Jérry que indicou o seu nome para compor a chapa de Dino.

"Quero agradecer também ao nosso federal Márcio Jerry por reconhecer meu trabalho e indicar o meu nome", disse a vereadora no dia em que foi diplomada segunda suplente. Nas redes sociais, os dois demonstram grande proximidade e se referem como amigos pessoais.

Antes de ser indicado ao STF, Dino havia sido procurado pela vereadora para dar aval a sua pré-candidatura à prefeitura de Coroatá, nas eleições do ano que vem. Os dois se reuniram em setembro deste ano em uma conversa na qual o deputado estadual Carlos Lula (PSB) também participou.

Lourdinha só irá exercer o mandato no Senado Federal caso Ana Paula Lobato se licencie do cargo temporariamente, como em casos de tratamento médico, seja indicada a um cargo ou chefie uma missão diplomática. Em todas essas hipóteses, a Casa Legislativa recorre aos suplentes para que as cadeiras não fiquem vazias e o Congresso siga funcionando em pleno vapor.

A expectativa é de que Lobato venha a pedir licença no ano que vem, já que a senadora sinalizou o desejo de concorrer à prefeitura de Pinheiro, no Norte maranhense, nas eleições municipais. Ex-vice-prefeita da cidade, a parlamentar busca costurar apoios para viabilizar seu nome e já teve conversas com o PT.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter