Logo Folha de Pernambuco

EVENTO

Ex-ministro Cristovam Buarque lança novo livro sábado no Recife. Confira

"O sentimento que tenho aqui, na minha terra, é da simpatia que recebo com muito carinho dos meus conterrâneos", afirmou Buarque.

Cristovam lança "Conversa com Edmar Bacha"Cristovam lança "Conversa com Edmar Bacha" - Foto: Agência Brasil/EBC/Divulgação

O ex-ministro Cristovam Buarque, também ex-senador e ex-governador do Distrito Federal, lança no Recife seu novo livro, “Conversa com Edmar Bacha”. Será no próximo sábado, a partir das 17h, na Academia Pernambucana de Letras. Economista, Bacha foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela implementação do Plano Real.

Trata-se de uma entrevista sensacional na qual Bacha rememora os papéis que desempenhou na economia e na educação brasileira, bem como analisa e discute com Buarque temas recentes da economia do País. Ministro da Educação durante o primeiro governo Lula, Cristovam foi criador do programa de transferência de renda Bolsa Escola, depois incorporado a nível federal pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e renomeado como Bolsa Família pelo governo Lula.

“O sentimento que tenho aqui, na minha terra, é da simpatia que recebo com muito carinho dos meus conterrâneos. A retribuição disso é a minha simpatia com a população que vai me prestigiar no Recife. Fico muito feliz de estar aqui, novamente, “, disse, em uma rápida conversa com este blogueiro, na qual fiquei muito honrado com a declaração elogiosa sobre a biografia que escrevi sobre Marco Maciel. “Li, gostei muito e a indico como um dos meus livros preferidos”, afirmou.

O interlocutor de Cristovam no livro é Edmar Bacha, economista e principal formulador e implementador do Plano Real durante o governo Itamar Franco (1992-95). Antes de assumir o plano de estabilização monetária, o economista era conhecido como um dos criadores de programas de pós-graduação em Economia no País e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi ele quem convidou Cristovam a voltar para o Brasil, depois de nove anos no exterior, para assumir uma cadeira de professor na Universidade de Brasília (UnB).

Na conversa, Cristovam propõe reflexões para relembrar o passado brasileiro desde os anos 1960 e imaginar o que o futuro guarda para a nação. A dupla retoma os rumos da economia brasileira desde a ditadura militar (1964-1985) até os atuais desdobramentos de políticas públicas do governo federal. A obra foi idealizada em setembro de 2022, quando Cristovam convidou Bacha para a realização nos moldes de outras três conversas já publicadas pelas editoras.

O livro vai além do diálogo entre os intelectuais ao permitir espaços ensaísticos de Cristovam. As reflexões sobre temas urgentes do Brasil e do mundo trazem ao leitor impressões sobre educação, combate à pobreza, ecologia, relações internacionais, distribuição de renda, controle fiscal, trabalho, inteligência artificial e tantos outros.

O prefácio é assinado pela jornalista Miriam Leitão, que define a obra como uma “conversa entre duas pessoas inteligentes”. “E se, por acaso, a leitora e o leitor tiverem uma visão diferente da exposta por Bacha e Cristovam, estão também convidados a entrar neste livro e conferir o que eles estão dizendo. O Brasil precisa de muita conversa entre visões distintas, desde que plausíveis. E democráticas”, resume a jornalista. 


 

Veja também

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Newsletter