Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Pazuello elogia Nísia Trindade, atual titular da pasta
O deputado federal pelo PL do Rio ainda defendeu o SUS e a importância da pasta durante a pandemia da Covid-19
Ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) prestigia a escolha de Nísia Trindade para o Ministério da Saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem se refere como uma aposta pessoal sua para chefiar a pasta.
Ele também tece elogios ao atual presidente da Fiocruz, Mario Moreira, que sucedeu Nísia no cargo.
— O Ministério (da Saúde) é uma máquina complexa. A Nísia foi uma aposta minha, sendo mantida na Fiocruz à época (em que foi ministro da Saúde). Fico muito feliz que tenha sido alçada ao cargo no ministério. Ela e o Mario (Moreira), na presidência da Fiocruz. São quadros excepcionais e precisam realmente serem prestigiados — defendeu Pazuello, em sessão solene na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (7)
Leia também
• Projetos pró-aborto e maconha contra orientação do CNS são assinados por deputados da base de Lula
• Lula sanciona lei que autoriza ozonioterapia; entenda o que muda
.
A sessão desta segunda foi para comemorar os 70 anos do Ministério da Saúde e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em plenário, Pazuello exaltou a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) como "a base da defesa durante um dos momentos mais difíceis que passamos nos últimos anos".
O deputado federal, que foi ministro da Saúde durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19, demorou para autorizar a compra de vacinas e minimizou a letalidade do vírus. Ele também participou de uma série de eventos com o ex-presidente Jair Bolsonaro sem máscara enquanto o equipamento de proteção era considerado essencial para evitar a proliferação da doença.
— Sobre o Ministério da Saúde, não poderia deixar de me pronunciar. Nosso SUS é um exemplo para o mundo, foi a base da defesa durante um dos momentos mais difíceis que passamos nos últimos anos. Foi testado, foi balançado e funcionou muito bem — afirmou, em plenário.