Centrão

Ex-ministro Ernesto Araújo critica governo Bolsonaro: 'Virou a base do Centrão'

A declaração foi dada em um evento conservador em Santa Catarina. Araújo ainda disse que o governo 'tomou a pílula azul'

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores  - Foto: Evaristo SA/AFP

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo disse nessa segunda-feira que o governo de Bolsonaro ''virou a base do Centrão'' e que ''nunca quis enfrentar o sistema''. Araújo participava de um evento conservador em Santa Catarina quando criticou o chefe do Executivo.

"A maioria eu acho que nunca quis enfrentar o sistema. Seja por falta de coragem, por falta de convicção ou por interesse pessoal de manter o sistema. [...] Então surgiu aquela coisa: ''Ah, precisamos fazer do Centrão a base do governo." Na verdade, o que a gente viu foi que o governo virou a base do Centrão", comentou Araújo.

O ex-chanceler afirmou que presidente Jair Bolsonaro tomou a ''pílula azul'', símbolo do filme Matrix, que significa ''viver no mundo de ilusões''. 

"O governo, que foi eleito por uma grande tomada de pílula vermelha, resolveu tomar a pílula azul. Às vezes, eu acho assim que, em alguma reunião ministerial que eu não estava, distribuíram pílula azul ali e todo mundo tomou", comentou Araújo.

No filme Matrix, o personagem principal tem duas opções: tomar a pílula vermelha ou a azul. A primeira leva o protagonista a conhecer a realidade do mundo em que vive, já a segunda permite que ele esqueça o que aconteceu para viver na realidade virtual. 

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter