TSE

Fachin: diplomatas devem buscar informações sobre tecnologia eleitoral

A declaração foi dada durante o evento "Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições 2022"

Proibição determinada por lei do deputado estadual Eyder Brasil (PSL) está suspensa por liminar do ministro Edson FachinProibição determinada por lei do deputado estadual Eyder Brasil (PSL) está suspensa por liminar do ministro Edson Fachin - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta terça-feira (31) a uma plateia de diplomatas estrangeiros que a comunidade internacional deve estar alerta sobre o sistema de votação no Brasil.

“Convido a corpo diplomático sediado em Brasília a buscar informações sérias e verdadeiras sobre a tecnologia eleitoral brasileira, não somente aqui no TSE, mas junto a especialistas nacionais e internacionais, de modo a contribuir para que a comunidade internacional esteja alerta contra acusações levianas”, afirmou Fachin.

A declaração foi dada durante o evento “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições 2022", cujo objetivo, de acordo com o TSE, foi “proporcionar um diálogo qualificado entre os especialistas de diversos setores da Corte com diplomatas estrangeiros interessados em acompanhar o pleito deste ano”.

O evento foi fechado. O discurso de Fachin foi depois disponibilizado pelo TSE.

A ministra Cármen Lúcia, que integra o Supremo Tribunal Federal e o TSE, também participou da mesa de abertura do evento, que foi descrito pela Corte eleitoral como uma “oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos que surgem com frequência nos contatos do público estrangeiro com o TSE”.

“É fundamental transmitir  aos  Governos  estrangeiros  as  informações  corretas  e  completas sobre o processo eleitoral que se avizinha”, disse Fachin na fala de abertura.

“A integridade e fidedignidade das eleições brasileiras tem de ser demonstrada não por frases desconexas ou declarações vazias, mas por relatórios fundamentados de especialistas na matéria”, acrescentou o ministro.

Veja também

PL das Fake News continua engavetado na Câmara à espera de análise
Fake News

PL das Fake News continua engavetado na Câmara à espera de análise

Caso dos kits de robótica: STF nega devolver R$ 4 mi a aliados e ex-assessor de Lira
STF

Caso dos kits de robótica: STF nega devolver R$ 4 mi a aliados e ex-assessor de Lira

Newsletter