Logo Folha de Pernambuco

NA MIRA

Fachin diz que Justiça Eleitoral pode estar 'sob ataque de hackers'

Ministro afirmou em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que Brasil terá ' maior teste das instituições democráticas' nas eleições de 2022

Ministro Edson FachinMinistro Edson Fachin - Foto: Carlos Alves Moura

Prestes a tomar posse na próxima semana como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin revelou que a Justiça Eleitoral “já pode estar sob ataque de hackers”, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo. Fachin afirmou que a maior parte das atividades criminosos teria origem na Rússia, país que não tem "legislação adequada de controle".

O ministro defendeu que é hora de endurecerem relação ao Telegram, rede social que não tem representação no Brasil e não responde aos contatos do TSE. A plataforma que não possui mecanismos de controle e virou terreno fértil para a disseminação de conteúdos falsos entrou na mira do Tribunal que estuda até proibir seu funcionamento no Brasil.

Porém, segundo disse Fachin ao Estadão, ele ainda vai aguardar uma posição do Congresso para conter os riscos oferecidos pela rede. Ele citou como exemplo a Alemanha, onde diversos canais que propagavam a incitação ao ódio foram excluídos do Telegram.

Sobre as ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) em não reconhecer o resultado das urnas neste ano em caso de derrota, o ministro disse que teremos "o maior teste das instituições democráticas do Brasil”. Para sua gestão no TSE, o tribunal adotará o slogan “paz e segurança nas eleições”.

Além disso, Fachin descartou a possibilidade de as Forças Armadas embarcarem com Bolsonaro numa tentativa de golpe em caso de derrota. Ele afirmou que “populismo autoritário” não tem mais espaço no Brasil, e deixou uma mensagem: “Ditadura nunca mais”. 

Veja também

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara
CÂMARA

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Newsletter