Logo Folha de Pernambuco

emendas

Flávio Dino suspende repasse de emendas para ONGs que não deram transparência para recursos

Ministro do STF tomou decisão a partir de relatório da CGU, que apontou que apenas 15% das entidades cumpriram critérios

Ministro do STF Flávio DinoMinistro do STF Flávio Dino - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de repasses de emendas parlamentares para as organizações não governamentais (ONGs) que, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), não apresentam transparência adequada sobre o destino dos recursos.

Já as ONGs que apresentaram informações incompletas têm um prazo de 10 dias para complementar os dados. Caso contrário, também serão alvo da suspensão.

A CGU analisou 26 entidades — selecionadas como uma amostra, a partir do maior recebimento de recursos — entre 676 organizações sem fins lucrativos beneficiadas com emendas parlamentares entre 2020 e 2024. De acordo com o relatório, apenas 15% tiveram a transparência sobre a aplicação dos recursos. Metade das entidades não tiveram a transparência adequada, e 35% apresentaram informações de forma incompleta.

O relatório avaliou se a "organização divulga na internet, de forma acessível, clara, detalhada e completa, o recebimento e a execução dos recursos". O critério só foi plenamente atendido em quatro dos casos.

"Extrai-se que apenas 4 das 26 ONGs/Entidades que deveriam promover a transparência sobre a aplicação dos recursos oriundos de emendas parlamentares o fizeram conforme regramento estabelecido (15%), outras 35% divulgam as informações de forma parcial, e 50% não divulgam ou divulgam de forma inadequada", diz o texto.

Veja também

Vice assume prefeitura de BH, após licença médica de Fuad Noman
bh

Vice assume prefeitura de BH, após licença médica de Fuad Noman

Mendonça Filho tem alta médica neste domingo (5) e vai descansar com a família
alta médica

Mendonça Filho tem alta médica neste domingo (5) e vai descansar com a família

Newsletter