Eleições 2022

Folha de Pernambuco fecha parceria com Potencial para pesquisas para governadora do Estado

Faltando poucos dias para o segundo turno, a Folha de Pernambuco fará três pesquisas com o Instituto

Palácio do Campo das PrincesasPalácio do Campo das Princesas - Foto: divulgação

Restando poucos dias para as eleições do segundo turno, a Folha de Pernambuco fechou uma parceria com o instituto Potencial Pesquisas para este período final da campanha. Ao todo, serão realizados três levantamentos sucessivos, cujo objetivo é perceber a tendência da preferência do eleitor pernambucano para a disputa ao Governo de Pernambuco.

No primeiro turno, os números que foram divulgados pela empresa apontavam que os candidatos que poderiam estar na disputa do segundo turno com Maríla Arraes - aparecia sempre na liderança -, diferentemente do que mostravam outros levantamentos, seriam Raquel Lyra, que foi ao segundo turno em segundo lugar, e Anderson Ferreira, que ficou em terceiro lugar. Já Danilo Cabral e Miguel Coelho apareciam em 4º e 5º lugares respectivamente. Nas urnas, o resultado demonstrou o nível de acerto das pesquisas da Potencial.

Segundo o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, a parceria com a Potencial Pesquisas é um resultado positivo para o segundo turno das eleições. “Nós, da Folha de Pernambuco, sempre tivemos parcerias com institutos comprometidos com a boa informação e fechamos com a Potencial para continuar a ter qualidade nas informações para nossos leitores”, afirmou Pugliesi.

Especialização
A Potencial Pesquisas já é bem conhecida da grande maioria da população (seja em nível nacional ou estadual) pela sua especialização no desenvolvimento de pesquisas de intenção de voto. Todos os seus profissionais têm formação na área da Estatística e mais de 30 anos de experiência no assunto.

A empresa atua desde 2007 e conta com uma sólida qualificação e larga experiência de mais de 25 anos dos seus diretores e colaboradores, auxiliando organizações de diferentes portes e segmentos, além de personagens políticos na utilização adequada da inteligência gerada pelo processo de pesquisa.

Lula e Bolsonaro
A Potencial é filiada ao Conselho Regional de Estatística, tendo como proprietários os professores José Carlos Martins Leite e Renê Gomes Pimentel, que desde 2000 participam ativamente de pleitos eleitorais nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, entre outros.

Graças ao desenvolvimento das metodologias e ao conhecimento na Ciência Estatística, foi o instituto que mais conseguiu se aproximar dos resultados das urnas no primeiro turno da eleição presidencial deste ano — a última análise previu uma diferença de 4,1% a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Análise Potencial  
O levantamento foi feito através da Análise Potencial de Voto Brasil . Criada neste ano, a análise foi realizada durante 15 semanas consecutivas, onde eram consideradas de 37 a 40 mil entrevistas em 1.100 a 1.120 municípios semanalmente.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter