Logo Folha de Pernambuco

Política

Fome é parte da rotina de 25,7% das famílias no Norte, diz pré-candidato indígena mais jovem do país

Junior Manchineri é descendente de responsáveis por demarcação de terra Mamoadate

Junior ManchineriJunior Manchineri - Foto: Reprodução/Instagram

Com apenas 21 anos de idade, Junior Manchineri será o pré-candidato indígena mais novo desta eleição. Concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre, o jovem, terá sua candidatura homologada nesta sexta-feira na convenção regional que reúne PT, seu partido, PV e PCdoB. Uma das principais pautas defendidas em seu mandato será a fome, que, segundo ele, atinge 25,7% das famílias em toda a região Norte do país.

Com a promessa de “transformar a velha política da região”, Manchineri tem, por parte do pai, avós que participaram das ações que resultaram na demarcação da Terra Indígena Mamoadate, localizada entre os municípios de Assis Brasil e Sena Madureira, no estado do Acre, homologada em 1991. Além disso, ele afirma representar múltiplos setores.

"Somos coletivos e diversos, em um estado Amazônico que possui indígenas, população negra, ribeirinhas, extrativistas, LGBTGIA+, religiões de matriz africana, comunidade ayahuasqueira, católicos, evangélicos progressistas, movimento socioambiental, artistas, mulheres, professores e povos indígenas" afirma Junior.

Segundo ele, pela “conjuntura na qual se encontram os direitos dos indígenas, é de extrema urgência que estes povos ocupem cada vez mais espaços de decisão das políticas públicas”. Junior afirma que a sua candidatura propõe “uma plataforma de sonhos compartilhados com a pluralidade que o estado do Acre possui”.

"Para disputar com os detentores de poder aquisitivo do Acre que entendem a política como ganho e não como instrumento de mudança social, foi preciso reunir sonhos para o Acre que os mais vulneráveis necessitam. Ter uma diversidade de movimentos em torno de uma candidatura que abraça e acolhe a pluralidade não é desafio, é oportunidade, quando a política se torna plural ela avança. Por isso, a candidatura popular propõe uma plataforma de sonhos compartilhados com a pluralidade que o estado do Acre possui" defende.

Veja também

Haddad diz que redação de medidas de pacote fiscal será fechada na próxima segunda
Haddad

Haddad diz que redação de medidas de pacote fiscal será fechada na próxima segunda

Reuniões, "minuta do golpe" e até Uber: as provas listadas pela PF contra Bolsonaro e aliados
Tentativa de golpe

Reuniões, "minuta do golpe" e até Uber: as provas listadas pela PF contra Bolsonaro e aliados

Newsletter