Logo Folha de Pernambuco

investigação

"Forças Armadas estão orientadas a auxiliar Justiça", diz Múcio após operação da PF

Ministro da Defesa disse que 'decisão judicial se cumpre'

José Múcio Monteiro, ministro da DefesaJosé Múcio Monteiro, ministro da Defesa - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernmabuco

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que as Forças Armadas estão orientadas a ajudar no cumprimento das decisões judiciais expedidas hoje contra militares e outros investigados por suspeita de tentativa de golpe no país. A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão.

— As Forças Armadas estão orientadas a auxiliar decisão da Justiça — disse Múcio ao Globo. — Decisão da Justiça se cumpre.

O ministro foi avisado da operação, já que há quatro oficiais da ativa entre os alvos. Neste caso, a PF solicita as Forças Armadas um oficial para acompanhar os mandados na vila militar.

Operação da PF
A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira uma operação para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Jair Bolsonaro (PL) no poder. Entre os alvos de mandados de medidas restritivas está o próprio ex-presidente, que terá a proibição de deixar o país, devendo entregar o passaporte no prazo de 24 horas, e de se comunicar com demais investigados, nem por meio de advogados.

Entre os alvos de busca e apreensão estão aliados muito próximos do ex-presidente, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud. Já entre os quatro alvos dos mandados de prisão estão Rafael Martins de Oliveira (major das Forças Especiais do Exército), Filipe Martins (ex-assessor especial de Bolsonaro), Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do exército) e Marcelo Camara (coronel do Exército).

A delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, cita três pessoas que foram alvos PF nesta quinta-feira: além do próprio Bolsonaro, Braga Netto e Filipe Martins.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter