POLÍTICA EXTERNA

França, Argentina, Bélgica e África: veja as cinco viagens que Lula deve fazer nos próximos meses

Desde o início do novo mandato, Lula tem priorizado as agendas no exterior como um sinal de que "o Brasil voltou" ao cenário internacional

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/AFP

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem pelo menos cinco viagens ao exterior previstas para ocorrer nos próximos três meses, incluindo destinos na África, Europa e América do Sul.

Desde o início do novo mandato, Lula tem priorizado as agendas no exterior como um sinal de que, como o próprio presidente tem reforçado, “o Brasil voltou” ao cenário internacional. Na noite deste sábado (4), o Palácio do Planalto confirmou que o presidente vai participar de um evento em Paris (22 e 23 de junho), a convite do presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir economia verde.

Mas também estão no roteiro de Lula, para os próximos meses, destinos como Argentina, Bélgica, Colômbia e África. Na Argentina, o presidente vai participar da Cúpula do Mercosul, marcada para ocorrer entre os dias 3 e 4 de julho.

Essa será a segunda visita de Lula ao país vizinho este ano, já que a primeira viagem de Lula ao exterior, no atual mandato, teve a Argentina como destino. Em janeiro, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente Alberto Fernández e participou da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

No dia 8 de julho, o presidente brasileiro vai à Colômbia se encontrar com o presidente Gustavo Petro, no fórum de debates científicos sobre a Amazônia que ocorrerá na cidade de Letícia, na fronteira entre os dois países. Na última quarta-feira (31), Petro se encontrou com Lula no Palácio do Planalto. Ele esteve no Brasil para a cúpula de presidentes da América do Sul.

Em uma rede social, Lula disse que os dois falaram sobre encontros futuros para debater a Amazônia e o combate ao narcotráfico.

"Em julho, estarei em Letícia, na fronteira entre nossos países, e o presidente Petro confirmou sua vinda para a reunião entre países amazônicos em Belém, em agosto. Conversamos também sobre nossa disposição para juntos combatermos o garimpo ilegal e o narcotráfico", escreveu Lula, após o encontro.

Outro destino internacional de Lula será a Bélgica. Na viagem, prevista para 17 e 18 de julho, Lula participará da reunião da União Europeia e da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe. Para julho e agosto, o presidente também tem viagens previstas para São Tomé e Príncipe, para participar da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e África do Sul, para encontro do Brics.

Nos cinco primeiros meses do novo governo, o presidente tem mantido um constante roteiro de viagens, que incluiu importantes parceiros comerciais do Brasil, como Estados Unidos - em fevereiro, o presidente encontrou-se com o mandatário americano, Joe Biden, na Casa Branca - e China.

Veja também

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil
Justiça

X acata ordem judicial e volta a ficar indisponível no Brasil

Barbalho: Houve sinalização do governo de que MP de R$ 514 mi foi apenas 1ª de outros recursos
RECUROS

Barbalho: Houve sinalização do governo de que MP de R$ 514 mi foi apenas 1ª de outros recursos

Newsletter