Logo Folha de Pernambuco

posse

França assume cargo e erra o nome do próprio ministério: 'No final acho que nem entrou micro'

O 38º ministério de Lula foi ablizado como "Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Márcio FrançaMárcio França - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nomeado como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB) errou nesta quarta-feira (13) o nome da pasta criada pelo presidente Lula para conseguir finalizar a reforma ministerial que abriu espaço para o Centrão no governo.

O governo ignorou um pedido do PSB e manteve as palavras "Micro" e "Pequena" no nome do novo ministério. Na semana passada, quando Lula finalizou a reforma ministerial que criou o novo ministério, o Palácio do Planalto já havia falado por nota que a pasta manteria "Micro" e "Pequena" no nome. Aliados de França, no entanto, ainda tinham a expectativa de mudar o nome.

— No final acho que nem entrou micro, ficou pequenas e médias empresas.

A Medida Provisória publicada nesta quarta-feira pelo governo federal em edição extra do Diário Oficial batiza o 38º ministério de Lula como "Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte".

França foi desalojado do Ministério dos Portos e Aeroportos para dar espaço ao Republicanos na reforma ministerial que abriu o governo para o Centrão.

França deu as declarações no Palácio do Planalto, após uma cerimônia de posse fechada com o presidente Lula. Ele estava ao lado dos novos ministros André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

Ainda durante as negociações, o PSB levou a Lula um pedido para que o novo ministério não tivesse as palavras "Micro" ou "Pequena Empresa" no nome. O partido pediu ao presidente que a pasta se chamasse " Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Criativa".

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter