Logo Folha de Pernambuco

ENTREVISTA

Fred Loyo diz que Raquel "bombou" o PSDB. Confira

Fred Loyo: "Somos hoje o maior partido do Estado em número de prefeitos e contamos com a forte liderança da governadora Raquel Lyra

Fred Loyo destaca a força de RaquelFred Loyo destaca a força de Raquel - Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, avaliou o resultado das eleições municipais e concluiu que o pleito foi positivo para o partido. De acordo com os dados de Loyo, o PSDB saiu da disputa com 32 prefeitos eleitos e 33 vice-prefeitos. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o partido estuda as estratégias para o futuro. 


Em entrevista à Folha de Pernambuco, Loyo destacou que a gestora é a "estrela" do partido. “Somos hoje o maior partido do Estado em número de prefeitos e contamos com a forte liderança da governadora Raquel Lyra (PSDB). Rodamos todo o Estado durante as eleições levando a mensagem da governadora. Sem dúvida, ela foi o grande cabo eleitoral nessa eleição de 2024", enfatizou. 


Loyo destacou que a legenda elegeu prefeitos na Região Metropolitana em Paulista (Ramos), Igarassu (Professora Elcione) e na Ilha de Itamaracá (Paulo Galvão), além de ter a vice-prefeita de Itapissuma (Zezé). Além disso, no arco de partidos aliados da governadora Raquel Lyra houve a vitória em Olinda (Mirella).


Crescimento do PSDB


Sobre o crescimento do PSDB, que tinha apenas três prefeituras, Fred Loyo explicou que houve um trabalho prévio e a várias mãos de filiar lideranças para o pleito de 2024. "Formamos um grupo coeso, fiz questão de visitar praticamente todos os municípios onde disputamos, unindo essas pessoas, levando a mensagem do partido e da governadora. Quero aqui deixar o meu agradecimento a todos os candidatos do PSDB a prefeito e vice-prefeito, os que venceram e os que não venceram, porque ao final todos venceram, deixaram lá suas sementes nos municípios", disse.


Permanência de Raquel Lyra


O presidente também comentou as especulações sobre a permanência ou a saída de Raquel Lyra do PSDB. "Nunca conversamos de outra forma. A condução das conversas sempre foi a de a governadora continuar conosco no PSDB. Quando ela nos trouxe para presidir e preparar o partido para 2024, eu imagino que é com esse objetivo. O nosso partido está forte em Pernambuco e vamos começar, sob a liderança dela, obviamente, a preparar as eleições de 2026", frisou.


Disputa nacional


Sobre o cenário nacional, Fred Loyo acredita que o PSDB possa realizar uma fusão com outras legendas. Na avaliação dele, o partido saiu bem em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, além de ter feito 60 prefeituras em Minas Gerais.


"Estive em Brasília há alguns dias com o presidente Marconi Perillo. Ampliar a federação e uma eventual fusão são pontos que estão sendo discutidos. Uma candidatura à Presidência da República precisa aguardar que esses movimentos possam ser concluídos. Mas o partido tem bons quadros, tem três jovens governadores (Raquel Lyra, Eduardo Leite e Eduardo Riedel). Raquel é uma liderança emergente no Brasil, é a estrela do nosso partido. Os governadores Eduardo Leite e Eduardo Riedel também são excelentes. Vamos aguardar essas avaliações", ressaltou Loyo.


 

 

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter