Disciplina

Gilmar Mendes diz que plataformas digitais devem ser responsabilizadas por ação ou omissão

Para ministro, atos golpistas de 8 de janeiro são uma "janela de oportunidade" para discutir mudanças na legislação sobre o tema

Gilmar: é urgente a disciplina das redes sociaisGilmar: é urgente a disciplina das redes sociais - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta terça-feira (7) que redes sociais e plataformas digitais sejam “legalmente responsabilizadas” por ação ou omissão.

O ministro, durante participação em  um evento em comemoração aos 30 anos da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, acrescentou que os atos golpistas de 8 de janeiro são uma “janela de oportunidade” para discutir mudanças na legislação sobre o tema.

Mendes disse que está absolutamente convencido de que é urgente a disciplina das redes sociais. “É fundamental que as plataformas sejam legalmente responsabilizadas por suas ações ou por suas omissões”, afirmou o magistrado.

Para o ministro do STF, é fundamental que naquele entre as medidas que já estão previstas na legislação, de notícias que atentem contra a moral, bons costumes, a divulgação de pedofilia, também seja incluída a defesa da democracia.

A criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, uma iniciativa da AGU, que tem entre seus objetivos combater a desinformação, foi elogiada por Gilmar. “Estamos vivendo um momento muito peculiar.

A despeito de todos esses desafios, a democracia no Brasil se mostrou resiliente. Mas é fundamental que nós possamos dar atenção a isso”, acrescentou. 
 

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter