Logo Folha de Pernambuco

Justiça

Google, YouTube, Meta, Microsoft, TikTok e Kwai fecham parceria com STF para combater desinformação

Barroso afirmou que plataformas precisam ser "parceiras" no enfrentamento a notícias falsas

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, assina acordo com plataformas O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, assina acordo com plataformas  - Foto: Antonio Augusto/STF

As empresas Google, YouTube, Meta, Microsoft, TikTok e Kwai assinaram nesta quinta-feira sua adesão ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). São as primeiras redes sociais a aderir ao programa, que existe desde 2021.

Na cerimônia de adesão, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que as plataformas precisam ser "parceiras" no combate à desinformação.

— Essas negociações não são fáceis, mas acho que nós chegamos a um bom termo. E acho muito importante que as plataformas digitais precisam se tornar parceiras no enfrentamento à desinformação, no enfrentamento ao ódio, no interesse da sociedade e, penso, que no seu próprio interesse — afirmou Barroso, no evento de assinatura.

Por enquanto, as empresas apenas concordaram em fazer parte do programa, e ações específicas serão definidas posteriormente.

Os eixos de atuação do programa são a educação midiática, a contestação de notícias falsas e o fortalecimento da imagem do STF.

Com as novas adesões, o programa chegou a 110 parceiros. Também fazem parte a Unesco, o InternetLab e o Instituto Vero, entre outras organizações, além de diversas universidades.

A iniciativa foi inspirada em outro programa, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2019.

Veja também

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile
8 DE JANEIRO

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile

Newsletter