Governador do DF, Ibaneis Rocha, é afastado por Alexandre de Moraes do cargo por 90 dias
Ministro do STF também determinou o desmonte imediato do acampamento de bolsonaristas golpistas, que se instalou na frente do quartel-general do Exército, em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB). A decisão, tomada na madrugada desta segunda-feira (9), acatou pedidos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advogacia-Geral da União (AGU).
Segundo informações do portal g1, o governador do DF ficará afastado por 90 dias. A determinação foi feita depois que as forças de segurança não conseguiram conter a invasão das sedes dos Três Poderes e os atos de violência praticados por grupos bolsonaristas na tarde de domingo (8).
Além disso, Alexandre de Moraes determinou o desmonte imediato do acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade.
Ele também ordenou a apreensão de todos os ônibus que tenham levado bolsonaristas para a Capital Federal bem como a desobstrução de vias e prédios públicos.
O ministro ainda mandou que os bolsonarisas radicais desocupem todas as vias públicas e prédios públicos estaduais e federais em todo o território nacionais.
Pedido de desculpas
À tarde, enquanto ainda havia bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, o governador Ibaneis Rocha gravou um vídeo pedindo desculpas ao presidente Lula (PT) e aos chefes dos demais Poderes. Antes disso, ele exonerou o secretário de Segurança, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça de Bolsonaro e está nos Estados Unidos.