Terrorismo no Distrito Federal

Governador do DF, Ibaneis Rocha, é afastado por Alexandre de Moraes do cargo por 90 dias

Ministro do STF também determinou o desmonte imediato do acampamento de bolsonaristas golpistas, que se instalou na frente do quartel-general do Exército, em Brasília

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB). A decisão, tomada na madrugada desta segunda-feira (9), acatou pedidos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advogacia-Geral da União (AGU).

Segundo informações do portal g1, o governador do DF ficará afastado por 90 dias. A determinação foi feita depois que as forças de segurança não conseguiram conter a invasão das sedes dos Três Poderes e os atos de violência praticados por grupos bolsonaristas na tarde de domingo (8).

Além disso, Alexandre de Moraes determinou o desmonte imediato do acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade.

Ele também ordenou a apreensão de todos os ônibus que tenham levado bolsonaristas para a Capital Federal bem como a desobstrução de vias e prédios públicos.

O ministro ainda mandou que os bolsonarisas radicais desocupem todas as vias públicas e prédios públicos estaduais e federais em todo o território nacionais.

Pedido de desculpas
À tarde, enquanto ainda havia bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, o governador Ibaneis Rocha gravou um vídeo pedindo desculpas ao presidente Lula (PT) e aos chefes dos demais Poderes. Antes disso, ele exonerou o secretário de Segurança, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça de Bolsonaro e está nos Estados Unidos.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter