Logo Folha de Pernambuco

guerra no oriente médio

Governo avalia convocar embaixador de Israel no Brasil após país declarar Lula persona non grata

Segundo um interlocutor da área diplomática, essa possibilidade está sendo avaliada

 Daniel Zohar Zonshine, embaixador de Israel no Brasil Daniel Zohar Zonshine, embaixador de Israel no Brasil - Foto: Reprodução

O governo brasileiro poderá convocar o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, para que preste esclarecimentos sobre as últimas medidas de seu país contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com um interlocutor da área diplomática, "estão sendo avaliados os próximos passos".

Lula passou a ser considerado, nesta segunda-feira, persona non grata por Israel, por ter comparado a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial. Na avaliação do governo brasileiro, o incidente diplomático está sendo usado por Netanyahu para melhorar sua baixa popularidade.

Quando a chancelaria de um país convoca um embaixador estrangeiro, a intenção é demonstrar insatisfação com a nação de origem desse diplomata. Essa possibilidade está sendo estudada pelo governo Lula.

Nesta segunda-feira, o embaixador do Brasil, Frederico Meyer, foi convocado para uma reunião o Museu do Holocausto, em Jerusalém. O local escolhido foi considerado um "circo" por diplomatas brasileiro, que poderá retribuir chamando para uma conversa o representante de Israel em Brasília.

No último domingo, o primeiro-ministro de Israel afirmou que a declaração de Lula era "vergonhosa". Disse, ainda, que o presidente brasileiro "banalizou" o Holocausto.

Veja também

Newsletter