Brasil

Governo Federal quer doar seis blindados para o Paraguai

Medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional

Vice-presidente, Geraldo AlckminVice-presidente, Geraldo Alckmin - Foto: Cadu Gomes/VPR

O Governo Federal quer doar seis tanques blindados do Comando do Exército ao governo do Paraguai. Para ser concretizada, a medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Na sexta-feira (1), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, enviou aos parlamentares o pedido de autorização para a doação.

Os modelos que o governo que doar são Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M108, em uso no Brasil até 2017.

Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, dez blindados do mesmo modelo foram doados ao Uruguai.

À época, o Ministério da Defesa afirmo que os blindados não apresentam mais utilidade operacional ao Exército brasileiro e que a doação não traria prejuízos às missões brasileiras. Além disso, os blindados serão substituídos por versões mais modernas.

No começo do ano, Lula escalou o vice-presidente Geraldo Alckmin, que assina o despacho para doação dos blindados, para liderar as prioridades de investimentos de cada uma das Forças.

O governo tem planos de usar as Forças em projetos de ciência, tecnologia, geração de emprego e formação de mão de obra, aumentando investimentos no Exército, Marinha e Aeronáutica. Cada comandante fcou responsável por mostrar ao presidente um relatório com demandas e diagnósticos da sua área.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter