Logo Folha de Pernambuco

Posse Venezuela

Governo Lula deve mandar representante para posse de Maduro

Embaixadora vai representar país, caso regime chavista convide autoridades estrangeiras

Lula e o presidente venezuelano, Nicolás MaduroLula e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mesmo sem reconhecer Nicolás Maduro como o vencedor das eleições de julho de 2024, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará representado na cerimônia de posse, marcada para o próximo dia 10.

Se houver convite a autoridades estrangeiras, a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Oliveira, estará presente no evento, afirma um interlocutor do Itamaraty.

Segundo explicou um importante integrante do governo brasileiro, a presença da embaixadora do Brasil na posse se justifica pelo fato de as relações com a Venezuela não terem sido rompidas.

A vitória de Maduro, declarada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país caribenho, até o momento não foi comprovada com a apresentação dos boletins de urna. A oposição venezuelana alega que o vencedor foi Edmundo González, que fugiu para a Espanha, para não ser preso.

Hoje, vários países latino-americanos, entre os quais Argentina e Peru, consideram que González venceu a eleição e, por isso, deveria tomar posse. Outras nações da região, como Brasil, México e Colômbia, já avisaram que ainda aguardam documentos que comprovem a vitória de Maduro.

Embora Maduro tenha feito críticas agressivas à diplomacia brasileira, o governo Lula optou por não romper as relações e manter Glivânia Oliveira em Caracas. A ideia é não interromper o diálogo com autoridades venezuelanas, tendo em vista os interesses em um país com mais de 2 mil quilômetros de fronteira com o Brasil.

Veja também

Eleição de 2026 torna necessária aprovação do projeto sobre regulação das redes, diz Guimarães
ELEIÇÃO

Eleição de 2026 torna necessária aprovação do projeto sobre regulação das redes, diz Guimarães

PT não tem planos para 2026 de candidatar outro nome além de Lula, diz líder do governo
presidência

PT não tem planos para 2026 de candidatar outro nome além de Lula, diz líder do governo

Newsletter