Logo Folha de Pernambuco

Conferência do Clima

Greenpeace Brasil elogia discurso de Lula na COP27

Presidente eleito reafirmou de forma enfática seu compromisso com o desmatamento zero até 2030

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante a conferência do clima COP27 na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, no Egito, em 16 de novembro de 2022O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante a conferência do clima COP27 na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, no Egito, em 16 de novembro de 2022 - Foto: Ahmad Gharabli / AFP

O Greenpeace Brasil, organização não governamental que promove a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, elogiou o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nestas quarta (16), na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27.

A organização não governamental classificou como a fala de Lula como "um excelente começo". Alertou, no entanto, que vai cobrar o “cobrador”, referindo-se ao fato de Lula ter dito que cobrará dos países o cumprimento dos acordos assumidos.

Em seu discurso, Lula reafirmou de forma enfática seu compromisso com o desmatamento zero até 2030, com a transição energética, e disse que vai cobrar os US$ 100 bilhões em financiamento climático prometido pelos países ricos para conter o avanço da crise climática. 

“Lula se colocou como 'cobrador' dos países ricos. O Greenpeace Brasil celebra saber que o país, nas palavras do presidente eleito, terá um papel de destaque nas discussões sobre o clima”,  disse, por meio de uma nota, a diretora executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali.

“Os acordos já finalizados têm que sair do papel. Para isso, é preciso tornar disponíveis recursos para que os países em desenvolvimento, em especial os mais pobres, possam enfrentar as consequências de um problema criado em grande medida pelos países mais ricos, mas que atinge de maneira desproporcional os mais vulneráveis”, afirmou Lula no discurso.

O presidente eleito disse, ainda, que o país está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável e mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes, e não apenas uma minoria privilegiada.

Lula participa da COP27, que está sendo realizada desde o último dia 6, em Sharm El-Sheikh, no Egito, e termina depois de amanhã.
 

Veja também

Legado de Janja é dor de cabeça para Lula pós-G20; confira a coluna desta sexta (22)
Cláudio Humberto

Legado de Janja é dor de cabeça para Lula pós-G20; confira a coluna desta sexta (22)

Emendas parlamentares: enfim, Congresso aprova novas regras. Entenda
LEGISLATIVO

Emendas parlamentares: enfim, Congresso aprova novas regras. Entenda

Newsletter