Supremo

'Hoje eu tenho 10% de mim dentro do Supremo', diz Bolsonaro sobre Nunes Marques

Presidente afirmou que ministro tem pedido vista em processos para evitar derrotas

Presidente do Brasil, Jair BolsonaroPresidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que tem "10%" dele dentro do  Supremo Tribunal Federal (STF) por ter indicado o ministro Kassio Nunes Marques para compor a Corte.

— Eu indiquei um (ministro) para o Supremo. Vamos desconsiderar o presidente, que só em caso extremo que tem uma participação mais ativa lá. São 10 que decidem lá. Hoje eu tenho 10% de mim dentro do Supremo — disse Bolsonaro, durante entrevista ao Jornal da Cidade Online.

Bolsonaro disse que não "manda" voto do ministro, mas afirmou que era o melhor nome que ele poderia apresentar ao Senado:

— Não é que eu mande no voto do Kassio, não é que eu mande no voto dele, mas o que eu podia apresentar naquele momento para o Senado, quem bota no Supremo não sou eu, quem bota é o Senado, era o Kassio.



Em seguida, o presidente afirmou que Nunes Marques tem pedido vista em processos que envolvem causas conservadoras para evitar derrotas. O pedido de vista é instrumento utilizado quando um ministro quer mais tempo para analisar a ação.

— Quando se fala em pautas conservadoras, ele já pediu vista de muita coisa que tem que a ver com conservadorismo. Porque, se ele apenas votasse contra, ia perder por 8 a 3, ou 10 a 1. A gente não quer perder por 8 a 3 ou 10 a 1. A gente quer ganhar o jogo ou empatar. Ele está empatando esse jogo.

Nunes Marques foi a primeira indicação de Bolsonaro ao STF, realizada no ano passado. Em julho deste ano, o presidente fez a sua segunda indicação, o ex-ministro André Mendonça. Entretanto, a indicação ainda não andou no Senado.

Na mesma entrevista, Bolsonaro afirmou que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Acolumbre (DEM-AP), não coloca a indicação em votação porque "quer outro nome". O presidente disse, contudo, que não irá desistir de Mendonça.

— Agora indiquei um, que é um compromisso meu, um evangélico. Está dando para quatro meses que não entra na pauta para a sabatina. O que está acontecendo? O presidente da Comissão de Constituição e Justiça não é simpático a esse nome. E como ele não é simpático a esse nome, ele quer outro nome. Agora, eu não tenho como fugir do nome do André.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter