Logo Folha de Pernambuco

Demissão

Homem de confiança do general Heleno é exonerado por Rui Costa

Ministro da Casa Civil segue ordem de Lula de desmilitarizar e desbolsonarizar a Esplanada dos Ministérios

Rui CostaRui Costa - Foto: Evaristo Sá/AFP

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, exonerou o coronel da reserva Adriano de Souza Azevedo da Assessoria Especial de Planejamento e Assuntos Estratégicos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Adriano era o homem de confiança do ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno. Ele foi o responsável por fazer a monitoração dos participantes da Cúpula da Confederação das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 25), há quase quatro anos, em Madri, na Espanha.

Na mesma leva, o ministro da Casa Civil também assinou a exoneração de Fabiane Ramos de Alcântara do cargo de Assessora da Assessoria Especial Parlamentar do GSI. A finalidade é promover, o mais rápido possível, a desmilitarização e desbolsonarização da Esplanada dos Ministérios, retirando militares da ativa e da reserva de cargos públicos.

O processo atinge integrantes das Forças Armadas, policiais e mulheres e filhos de oficiais nomeados em postos-chave pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que serão repassados a apadrinhados de partidos aliados. Em abril do ano passado, durante um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Lula prometeu tirar militares dos cargos políticos.
 

Veja também

Newsletter