Princípios democráticos

Human Rights Watch pede que Lula enfrente com mais vigor problemas crônicos de direitos humanos

Segundo a entidade, problemas foram "agravados" durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Human Rights Watch (HRW), uma das mais importantes entidades internacionais de defesa dos direitos humanos, pediu que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrente com mais vigor os problemas crônicos de direitos humanos no Brasil. Segundo a HRW, esses problemas foram “agravados” durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro.

A lista de problemas incluiria insegurança alimentar, desigualdade social, destruição ambiental, violência policial, restrições aos direitos sexuais e reprodutivos, e racismo estrutural. O governo Bolsonaro sempre negou que desrespeitasse os direitos humanos ou tivesse aumentado essa lista de problemas.

Para a HRW, Lula tem que reforçar princípios democráticos como a independência do poder judiciário e a transparência na administração, além da livre expressão de opinião e outras liberdades básicas. A defesa desses pilares fortaleceria a democracia e o respeito aos direitos humanos no país.

A diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu, afirmou à CNN que Lula tem um desafio pela frente porque herda um país fragmentado e polarizado. “Por quatro anos tivemos um presidente que de muitas formas tentou minar os pilares da democracia e atacou as instituições democráticas”, disse.

Para Maria Laura, o Brasil precisa agora de um presidente que defenda, promova e reforce os princípios democráticos no país e no mundo e mostre que a democracia pode produzir resultados para todos, na educação, saúde, segurança pública e outros direitos fundamentais.

A entidade também pede um esforço nacional para reverter o impacto negativo da pandemia de Covid-19 na educação das crianças, maiores esforços para conter a destruição da Amazônia, um plano para diminuir a letalidade policial e fortalecer o combate à corrupção.

Por fim, a HWR afirma que o governo Lula tem a obrigação de defender os direitos humanos de forma consistente em todos os países, independente da ideologia do governo local. O atual presidente já defendeu publicamente os governos autoritários da Venezuela, de Cuba e da Nicarágua, todos de esquerda.

As observações sobre o Brasil fazem parte do Relatório Mundial 2023, um documento anual publicado pela HWR analisando a situação dos direitos humanos nos quase 100 países onde a entidade atua.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter