Ibama encontra 60 pássaros silvestres na casa de Anderson Torres
Residência do ex-ministro no Distrito Federal foi alvo de operação do órgão contra criação ilegal de aves
O Ibama encontrou 60 pássaros silvestres na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, em Brasília, durante operação contra criação ilegal de aves, nesta sexta-feira. Preso por suspeita ter sido um dos responsáveis pelas falhas no esquema de segurança que resultou na invasão dos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, Torres foi multado pelo órgão em R$ 34 mil. Como informou a colunista Bela Megale, o valor da multa ainda pode aumentar.
O ex-ministro foi autuado por irregularidades por não ter autorização para criar os animais e ter apresentado informação falsa no sistema oficial de controle de fauna.
Leia também
• Mourão, Magno Malta e Marinho pedem ao STF libertação de presos por participação dos atos golpistas
• Chefe do Exército foi comunicado de participação de Pazuello em ato político com Bolsonaro
• De Caiado a Romário: quais os apoiadores de Bolsonaro já visitaram o Planalto desde janeiro
De acordo com o Ibama, um dos animais estava com a pata mutilada. O órgão solicitou que a atividade fosse embargada e pediu que o ex-ministro apresentasse informações sobre os registros dos pássaros encontrados no local. Os animais não foram apreendidos.
Ao Globo, o advogado Rodrigo Roca, que defende o ex-ministro, informou que não há irregularidade em relação aos animais e que as multas foram aplicadas “por questões formais e de burocracia”.
— Não houve apreensão e o criadouro está legalizado. Quanto aos autos de infração, eles serão respondidos com documentos que a defesa já tem em mãos — disse Roca.