Imagens mostram golpistas derrubando barreira antes do Congresso e ação isolada da Força Nacional
Vídeos feitos por drones e câmeras de ministérios foram entregues à comissão
Novas imagens recebidas pela CPI do 8 de Janeiro mostram golpistas derrubando a última barreira formada antes do Congresso e a ação isolada de integrantes da Força Nacional nesta linha de contenção para conter os extremistas.
Os vídeos foram feitos a partir de câmeras instaladas em ministérios e por meio de drones. O material foi enviado à comissão pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
Leia também
• TSE suspende sessão com 3 votos a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro
• Entenda em três pontos o voto do ministro André Ramos Tavares por inelegibilidade de Bolsonaro
• Bolsonaro diz que irá a BH para velório de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura
As imagens em poder da CPI mostram que nesta barreira não havia policiais militares, enquanto milhares de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro se aproximam.
A pasta também enviou relatórios para o colegiado sobre o monitoramento dos acampamentos em frente ao Exército e os atos golpistas.
“Desde o fim de 2022, ocorreram ações planejadas com o intuito de desmobilização dos acampamentos, porém foram canceladas por fatores alheios às forças de segurança do Distrito Federal, sendo algumas operações interrompidas já em andamento e com tropas de segurança pública no terreno, por orientação do Exército Brasileiro”, diz o documento
Entre outros pontos, o relatório da secretaria conclui que as imagens mostram que o relatório da Polícia Militar do DF que dizia ter a presença de 555 policiais na Esplanada no dia 8, “não está em sintonia com as imagens captadas pelas câmeras”.