Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Imagens divulgadas pelo "Fantástico" revelam violência praticada por bolsonaristas no Planalto

"Fantástico" exibiu cenas inéditas registradas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto

Homem quebra relógio que Dom João VI trouxe para o Brasil em 1808 Homem quebra relógio que Dom João VI trouxe para o Brasil em 1808  - Foto: Fantástico

O “Fantástico” exibiu neste domingo imagens exclusivas da violência praticada por bolsonaristas radicais na invasão do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro. Cenas gravadas por câmeras de seguranças do circuito interno do Planalto mostram os golpistas destruindo obras de arte, quebrando vidraças e arrancando as cortinas da sede do Poder Executivo.

 

Uma das imagens mostra a tela do pintor carioca Di Cavalcanti, considerado um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, levando sete golpes em sequência de um mesmo homem. Embora tenha sido avaliada em R$ 8 milhões, segundo o galerista e curador Max Perlingeiro, especialistas afirmam que a obra tem um “valor simbólico agregado”, que pode superar o montante estimado.
 

Outra peça histórica destruída foi o relógio de Baltazar Martineu, relojoeiro francês do século XVII que trabalhou para o rei francês Luís XIV, trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808. As cenas exibem um homem vestido com uma camiseta de Bolsonaro derrubando o objeto com força no chão. O golpista, cujo rosto não está escondido, ainda tenta quebrar a câmera de segurança com um extintor, mas não consegue.

Veja as imagens:

 

Veja também

Newsletter