SUPREMA CORTE

Indicação de Zanin para STF divide senadores bolsonaristas

Advogado foi escolhido por Lula e precisa ter o nome aprovado pelo Senado

Cristiano ZaninCristiano Zanin - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Enquanto angaria o apoio da maioria das bancadas do Senado, a indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) tem dividido senadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos últimos dias, em uma mudança de discurso, senadores bolsonaristas como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), passaram a rever seus posicionamentos contrários à indicação do advogado, que foi o responsável pela anulação das condenações de Lula na Lava-Jato, e a declarar apoio a sua aprovação.

— A aceitação é à pessoa dele. Ele é sereno, ele causa muito boa impressão. Ele será aprovado pelo Senado. O governo tem maioria dos votos e eu lhe garanto que vou orar muito por ele para que seja um juiz movido por um coração sempre voltado à Justiça — afirmou a senadora ao GLOBO.

Damares se reuniu com Zanin na quarta-feira e esteve com o advogado em um almoço organizado pela bancada evangélica na Assembleia de Deus em Madureira, em Brasília. Também nesta quarta-feira houve um aval de Bolsonaro para seu partido liberar a bancada, segundo parlamentares da sigla. Enquanto isso, outros integrantes da ala bolsonarista mantém um posicionamento contrário à aprovação do advogado, ao menos publicamente. É o caso de Eduardo Girão (Novo-CE), que disse achar a inflexão "estranha".

— Eu acho estranho, não estou entendendo. Bolsonaro já deu declaração que a prerrogativa é do presidente de indicar, eu não entendi porque a prerrogativa também é do Senado de, se não cumprir os requisitos, barrar. Há um flagrante da impessoalidade e é isso que deveria acontecer— afirmou o senador ao GLOBO.

Também bolsonarista, o senador Marcos Pontes disse que só se pronunciará a respeito de um eventual apoio ao advogado após conversar com ele. Nos bastidores, a adoção de um discurso pró-Zanin por parte de bolsonaristas é vista como uma estratégia para tentar melhorar a relação do grupo político com o Supremo, esgarçada pelos sucessivos ataques feitos pelo ex-presidente à Corte.

Nesta quinta-feira, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre Zanin foi lido pelo relator de sua indicação, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Por isso, o advogado optou por suspender as agendas previstas em seu périplo com os senadores iniciada na segunda e voltar ao Senado apenas na parte da tarde. A sabatina de Zanin está marcada para o próximo dia 21 e sua aprovação é dada como certa.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter