PGR

Indicado por Lula à PGR, Gonet diz que recebe indicação com "honra e responsabilidade"

Senado precisa dar aval ao nome do subprocurador-geral

Paulo Gustavo Gonet Branco foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Procuradoria-Geral da República (PGR)Paulo Gustavo Gonet Branco foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Procuradoria-Geral da República (PGR) - Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O subprocurador-geral da República Paulo Gonet, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Procuradoria-Geral da República (PGR), afirmou que recebe a indicação com "honra e responsabilidade" e espera ter a confiança dos senadores, que precisarão aprovar seu nome.

— Fui recebido agora e indicado pelo presidente Lula, muito para a minha honra e responsabilidade. Agradeço a confiança do Presidente e espero contar agora com a confiança também dos Senadores da República.

Nos últimos dias, a disputa pelo comando da PGR havia se afunilado entre Gonet, que contou com o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e de Antônio Carlos Bigonha, que também é subprocurador-geral e era respaldado por alas do PT e pessoas do entorno de Lula.

Em conversas reservadas, Lula afirmava considerar que a função é fundamental e que o momento é de reconstrução de pontes com o Ministério Público, relação que ficou abalada nos últimos anos com investigações que miraram administrações petistas.

Além de Gonet e Bigonha, que desde antes do término do mandato de Augusto Aras, em setembro, eram anunciados como favoritos, entraram no páreo nas últimas semanas os subprocuradores-gerais Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos Lima. Os novos nomes, porém, não chegaram a empolgar o presidente.

Sem lista tríplice
Pela primeira vez em suas administrações, Lula ignorou a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Em seus dois mandatos anteriores, o petista escolheu os primeiros colocados na votação interna para o cargo, Cláudio Fontelles e Antônio Fernando Souza. Desta vez, os três nomes que integravam a lista eram os subprocuradores-gerais Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e José Adonis Callou.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter