Logo Folha de Pernambuco

Secretário-geral

Interpol: delegado brasileiro é eleito para comandar a organização; saiba quem é

Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) será chefiada pela primeira vez por cidadão do Sul Global

Valdecy Urquiza atua como diretor de Cooperação Internacional da Polícia FederalValdecy Urquiza atua como diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal - Foto: Interpol/Divulgação

O delegado de Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza foi indicado para ser o próximo secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com mandato até 2029. A eleição foi realizada nesta terça-feira (25) no âmbito do comitê executivo da Interpol, mas a indicação deve ser ratificada em novembro pela assembleia-geral da organização. 

“Trata-se da primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que a organização será comandada por nacional de um país em desenvolvimento”, informou em nota a Polícia Federal. 

A Interpol é uma organização intergovernamental que conta com 196 países membros, coordenando as redes de policiais e especialistas em diferentes categorias de crimes. Segundo a PF, a eleição de Urquiza reflete a prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional. 

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o delegado pela eleição, destacando que é a primeira vez que um candidato de um país do Sul Global vence nesta organização.

“Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, disse Lula.

Urquiza exerce atualmente o cargo de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, além de ocupar, desde 2021, mandato como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol. Também já atuou como diretor-adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021.

Veja também

Eleita em partido da base de Ricardo Nunes, Janaina Paschoal revela ter votado em Marçal
SÃO PAULO

Eleita em partido da base de Ricardo Nunes, Janaina Paschoal revela ter votado em Marçal

Lula diz não permitir celulares em seu gabinete: "Não é seguro mesmo quando está desligado"
presidente do brasil

Lula diz não permitir celulares em seu gabinete: "Não é seguro mesmo quando está desligado"

Newsletter