Ipespe: Lula atinge 50% dos votos totais no segundo turno; Bolsonaro tem 43%
Pesquisa foi a primeira da instituição para presidente no segundo turno
Leia também
• Em Pernambuco, Lula tem 63% das intenções de voto; Bolsonaro, 21%, segundo Folha/IPESPE
• Pesquisa Folha/IPESPE para o Senado: Teresa Leitão lidera com 25% das intenções de votos
O Ipespe divulgou ontem a primeira rodada de pesquisa para presidente no segundo turno. Em parceria com com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), o levantamento aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos votos totais, chegou aos 50% e Bolsonaro atingiu 43% no cenário estimulado que é quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos que estão concorrendo.
No cenário espontâneo (que é quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos), Lula atingiu 47% das intenções de voto, e Bolsonaro 42%. Brancos e nulos ficaram em 6%. Não sabem ou não responderam ficaram com 5%.
Já nas intenções de votos válidos (quando se desconsideram os brancos, nulos e indecisos), Lula atingiu 53% das intenções de votos válidos. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) chegou aos 46%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam totalizam 2%.
O levantamento foi realizado com 1100 pessoas por telefone entre os dias 8 e 10 de outubro e possui um nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-01120/2022.