Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2022

IPESPE: Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 43%

Levantamento mostra ainda que o petista tem 53% dos votos válidos

Lula e BolsonaroLula e Bolsonaro - Foto: Band/Divulgação

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (ABRAPEL), mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto neste segundo turno das eleições para a Presidência da República.

O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 43%. Votos brancos e nulos somam 6%. Não sabe ou não respondeu corresponde a 2% do eleitorado.

O levantamento foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro e foram entrevistadas 1.100 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06307/2022. Levando em conta somente os votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%.

Esse é o segundo levantamento feito pelo IPESPE/ABRAPEL neste segundo turno. Em relação à primeira pesquisa, Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Bolsonaro se manteve estável.

Já em termos de rejeição, 45% dos entrevistados disseram não votar de forma alguma no petista. E 48% rejeitam totalmente votar no atual presidente.

A pesquisa também buscou saber quem será eleito presidente, independentemente da preferência do eleitor. 53% acreditam que Lula será o eleito e 37% apostam na vitória de Bolsonaro.

Por fim, a aprovação do governo Bolsonaro oscilou um ponto percentual, passando de 41% para 42%. A desaprovação está em 49% e 9% disseram não saber ou não responderam.

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter