Jair Bolsonaro é internado em hospital em São Paulo
A informação foi divulgada pelo seu advogado, Fábio Wajgarten, em postagem nas redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital particular em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (23).
A informação foi divulgada pelo seu advogado, Fábio Wajgarten, em postagem nas redes sociais.
De acordo com Wajgarten, o ex-presidente está internado no Hospital Vila Nova Star para realizar exames de rotina.
O Pr @jairbolsonaro internou-se no Hospital Vila Nova Star em São Paulo para exames de rotina. Referidos exames tem por objetivo avaliar sua condição clínica, principalmente no sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, hérnia abdominal e refluxo.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) August 23, 2023
Todos os sintomas e…
O objetivo é avaliar as condições clínicas, principalmente no sistema digestivo, tráfego intestinal, aderências, hérnia abdominal e refluxo.
Leia também
• Mesmo após condenação, Bolsonaro tem outras três ações no TSE sobre 7 de setembro; entenda
• PF intima Bolsonaro, Michelle, Wassef, Cid para depoimentos simultâneos sobre joias
• PF intima Bolsonaro a depor em caso de empresários que discutiram golpe de Estado por WhatsApp
Segundo o advogado, os exames estão relacionados à facada da qual Bolsonaro foi vítima em 2018, durante campanha eleitoral na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais
Esta é a oitava vez que Bolsonaro é submetido à internação desde a facada. A última havia ocorrido em janeiro deste ano, quando ficou hospitalizado no hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, na Flórida (EUA), durante seu autoexílio de três meses.
Em 28 de março de 2022, o ex-presidente passou um dia internado após sentir um desconforto abdominal. Havia a suspeita de uma nova obstrução intestinal, mas o quadro não se confirmou.
Em janeiro do mesmo ano, Bolsonaro ficou dois dias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por causa de uma obstrução no intestino. À época, o médico-cirurgião que o acompanha desde que foi ferido, Antônio Luiz Macedo, afirmou que o quadro foi ocasionado por um "camarão não mastigado".
No mês de julho de 2021, após um soluço insistente que durou 11 dias, o ex-presidente realizou exames no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, e foi constatada uma obstrução intestinal. Ele foi transferido para o Vila Nova Star. Na ocasião, ele passou oito dias internado.
Em 25 de setembro de 2020, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cálculo na bexiga, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele recebeu alta médica no dia seguinte.
No primeiro ano de seu governo, em 8 de setembro de 2019, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia incisional — a condição foi uma decorrência de sucessivos procedimentos na região do abdômen. O procedimento ocorreu no Vila Nova Star. Bolsonaro deixou o hospital oito dias depois.
Também em 2019, Bolsonaro passou por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que usava desde que fora esfaqueado. O procedimento ocorreu em 28 de janeiro, seu primeiro mês de governo, no Albert Einstein, e durou cerca de sete horas.
Nessa terça-feira (22), Bolsonaro, a ex-primeira-dama, Michelle, e outras pessoas ligadas à investigação da venda ilegal de joias foram intimados pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimentos no dia 31 de agosto.