ENCONTRO

Janja: Bolsa Família e programa de Alimentação Escolar vão integrar Aliança Global contra Fome

Plataforma foi pré-lançada nesta quarta pelo presidente Lula

Janja: Bolsa Família e programa de Alimentação Escolar vão integrar Aliança Global contra FomeJanja: Bolsa Família e programa de Alimentação Escolar vão integrar Aliança Global contra Fome - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A primeira dama, Janja Lula da Silva, disse nesta quarta-feira, 24, que o Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar farão parte da cesta de políticas públicas que vai compor a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, plataforma que teve seu pré-lançamento mais cedo, nesta quarta-feira, com participação do presidente Lula.

O evento se deu às margens das reuniões do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), que ocorrem no Rio de Janeiro.

A Aliança Global, iniciativa proposta por Lula no início da presidência de turno do Brasil no G20, será uma plataforma que vai ligar regiões necessitadas a países e entidades que se propõem a financiar projetos locais e, também, vai apresentar casos de sucesso no combate à fome e à pobreza.

O lançamento está previsto para novembro, em paralelo com a Cúpula de Líderes do G20, no Rio.

A primeira dama participa na tarde desta quarta-feira do painel "Políticas Públicas de Combate à Fome e à Pobreza: Empoderando Mulheres e Meninas para o Desenvolvimento Sustentável", também às margens das reuniões do G20 no Rio.

No painel, Janja apontou que o Bolsa Família é um "grande programa de distribuição de renda" e destacou que o recurso vai para a mão das mulheres.

"O Bolsa Família é um programa em que as maiores beneficiadas são mulheres chefes de família. Hoje a gente tem um número superior aos homens chefes de família no Brasil, então esse recurso vai para a mão das mulheres porque a gente sabe a importância que as mulheres dão para algumas coisas mais delicadas, como o próprio sustento dos seus filhos."

A primeira dama criticou os governos Bolsonaro e Temer. "A gente já tinha feito um caminho, a gente já tinha trilhado um caminho e avançado muito e infelizmente o Brasil voltou ao mapa da fome por um desgoverno que geriu mal esse Brasil durante os últimos seis anos, e a gente está tendo que trilhar de novo o caminho."

Também citou os avanços conquistados no terceiro mandato do governo Lula. "Em um ano e sete meses, o Brasil já tirou 24 milhões de pessoas da fome."

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter