PRIMEIRA-DAMA

Janja diz que já sofreu assédio sexual e moral

Declaração foi dada durante cerimônia de criação de grupo de trabalho interministerial contra assédio

Lançamento do grupo interministerial criado para combater o assédio no serviço públicoLançamento do grupo interministerial criado para combater o assédio no serviço público - Foto: Cláudio Kbene/PR

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse nesta quinta-feira (27) que já foi vítima de assédio sexual e moral. A declaração foi dada durante o lançamento de um grupo interministerial criado para combater o assédio no serviço público.

– Eu como mulher, com tantos anos de profissão (de socióloga), falo com convicção sobre o assunto, por já ter sofrido assédio, assédio moral e assédio sexual. Eu tenho certeza que muitas mulheres que estão aqui presentes já vivenciaram isso ou já presenciaram em algum momento no seu ambiente de trabalho – declarou Janja.

O evento contou com a participação dos ministros Esther Dweck (Gestão, Inovação e Serviços), Anielle Franco (Igualdade Racial), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Vinicius Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Em seu discurso, Janja também pediu para não ser colocada na "caixinha de primeira-dama".

– Não tem problema me chamar de primeira-dama, só não me coloque na caixinha, por favor, nessa caixinha eu não vou entrar nunca, podem ter certeza disso.

Ela também declarou que mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ são os grupos que mais sofrem com o assédio.

– O assédio moral e o assédio sexual, assim como todas as formas de discriminação, violam os direitos humanos e ameaçam a igualdade de oportunidades, principalmente quando estamos falando de oportunidades de trabalhos para mulheres, pessoas negras, para as pessoas com deficiência e para as pessoas LGBTQIA+.

O grupo interministerial será coordenado pela ministra Esther Dweck e terá seis meses para elaborar um relatório, que terá o nome de "Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal".

Veja também

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Newsletter