Logo Folha de Pernambuco

Evento no Ceará

Janja 'puxa orelha' de Lula por falta de protagonismo feminino em evento no Ceará:

Presidente e primeira-dama participaram da cerimônia de assinatura da MP que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica

Lula e Janja Lula e Janja  - Foto: Evaristo Sá/ AFP

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chamou atenção do público em um evento na cidade de Crato, no Ceará, ao "puxar a orelha" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana, para a falta de protagonismo das mulheres presentes na cerimônia.

Durante a solenidade, marcada pela assinatura da Medida Provisória (MP) que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Janja reclamou para o presidente que apenas os homens participaram da foto oficial.

Ao ser chamado para discursar, Lula iniciou sua fala compartilhando o questionamento da esposa com a plateia. Ele convidou Janja para falar ao microfone:

"Vocês me chamaram para falar, e a Janja me chamou a atenção de que só homens falaram aqui. Então eu vou chamar ela para falar".

Com bom humor e fazendo sinal de negação com a mão, a primeira-dama se levantou e esclareceu a questão para o público presente:

"Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora de assinar o decreto os homens sempre se levantaram e a gente tem a Fernanda, a Izolda, a secretária de educação do estado, a Onélia, a Leila... E não foram chamadas para a foto".

Janja continuou:

Bela Megale: O próximo passo de Michelle Bolsonaro na polêmica com Janja sobre os móveis do Alvorada

— Então eu queria chamar essas mulheres aqui para a frente porque elas também fazem parte disso. Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda a força, é porque tem mulheres também que fazem isso.

Janja e as autoridades femininas presentes posaram então para uma nova foto composta integralmente por mulheres. O registro foi clicado pelo próprio presidente Lula.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter