Logo Folha de Pernambuco

condecoração

Janja recebe de Lula a mais alta condecoração da Ordem de Rio Branco

Lu Alckmin e ministros também receberam homenagem

Primeira-dama, JanjaPrimeira-dama, Janja - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, recebeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco, uma condecoração concedida pelo governo brasileiro para distinguir pessoas físicas, jurídicas e entidades "pelos seus serviços ou méritos excepcionais". A homenagem foi atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e consta na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

Lu Alckmin, mulher do vice-presidente Geraldo Alckmin, vai receber a mesma distinção. Na lista estão ainda as ministras Simone Tebet (Planejamento), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Aparecida Gonçalves (Mulheres).

Entre os homenageados há ainda o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o líder indígena Raoni, e os governadores do Pará, Jader Barbalho Filho (MDB) e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Títulos póstumos
O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips receberam o título póstumo de comendador da Ordem do Rio Branco, conforme consta na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira. Ambos foram assassinados no Vale do Javari, no Amazonas, em junho do ano passado.

A publicação também concede, de forma póstuma, o título de comendador da Ordem do Rio Branco para as cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter