Itamaraty

Janja vai ao Itamaraty, que envia convites e espera posse com recorde de autoridades estrangeiras

No Itamaraty e na equipe de transição, a expectativa é que está seja a maior posse já organizada no país

Janja, futura primeira dama do BrasilJanja, futura primeira dama do Brasil - Foto: EVARISTO SA / AFP

A futura primeira-dama Rosângela Silva, visitou na manhã de terça-feira (30) o Palácio Itamaraty em Brasília. Janja fez o reconhecimento de território de um dos locais que fará parte da cerimônia institucional da posse. E, segundo a instituição, essa deve ser a maior cerimônia de troca de governo no Brasil, com recorde de autoridades estrangeiras.

Será no Itamaraty que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber chefes de estado e delegações estrangeiras.  Nesta semana, o Ministério de Relações Exteriores começou a disparar os convites para os chefes de estado para a posse de Lula em 1º de janeiro.

No Itamaraty e na equipe de transição, a expectativa é que está seja a maior posse já organizada no país, em número de autoridades estrangeiras.  Integrantes da organização esperam que praticamente todos os presidentes dos países vizinhos ao Brasil compareçam. A ideia é que o evento tenha ares de uma “mini-cúpula regional” da América Latina.  

A previsão deve se confirmar por duas razões principais. Primeiro pela liderança de Lula junto aos países vizinhos como Argentina, Chile e Colômbia em um momento em que quase todos os países da região são de esquerda e se posicionam contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Além disso, a posse será uma oportunidade importante para o novo governo mostrar posição de aposta na integração entre os países, contrariando o posicionamento do governo Bolsonaro. Lula repetiu diversas vezes durante a campanha que quer recuperar o protagonismo internacional do Brasil e logo após a vitória nas urnas já fez a primeira viagem como presidente eleito, ao participar da Conferência do Clima no Egito, durante a COP 27.

Entre países fora da América Latina, mesmo com a dificuldade pela data da posse - no dia 1º de janeiro - espera-se autoridades de maior peso. Entre os americanos, por exemplo, há a expectativa de que a vice-presidente Kamala Harris represente Joe Biden, mas ainda não há definição. 

Janja visitou o Itamaraty acompanhada do embaixador Fernando Igreja, responsável pela organização do cerimonial da posse no Congresso, Palácio do Planalto e Itamaraty. A futura primeira-dama também divulgou a marca da posse.

Shows da Esplanada
Janja é a principal coordenadora da posse e tem trabalhado no comando da festa na Esplanada e do cerimonial. Como o Globo adiantou, pelo menos dois palcos serão montados na Esplanada onde artistas farão apresentações ao longo do dia 1º de janeiro. Os shows serão interrompidos para exibição em telões da cerimônia de posse.  

Nesta quarta-feira, Janja esteve no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para tratar de detalhes da posse. No twiter, a futura primeira-dama publicou uma imagem com a identidade visual da posse, que será chamada de "Festival do Futuro" e escreveu: 

“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O Festival do Futuro vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano. Em 01/01/23, a alegria vai tomar posse.”

Veja também

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Newsletter